sábado, 17 de julho de 2010

Confiança, um gosto eterno

Um gosto doce, e eternamente delicioso quando bem conquistado.
Taí uma coisa tensa. É sempre um assunto delicado de se tratar. Pra mi então, é bem sinistro falar disso. Mas bem, a inspiração chegou e com ela a vontade de postar.


Confiança
s.f. Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro. / Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade [Probidade: s.f. Honestidade; integridade; retidão de caráter]de alguém: perder a confiança do chefe. / Segurança: não ter confiança em si. / Crédito: homem de confiança. // Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade. // Voto de confiança, no regime parlamentar, aprovação dada à política do governo pela maioria do Parlamento.


Então, confiança pra mim, é bem mais que dividir segredinhos e trocar canetas coloridas. Pra mim é bem sério. É algo que não necessariamente precisa vir só com o tempo. Pode muito bem vir em fração de segundos. Não tem hora, muito menos lugar.

Eu sempre tive um problema muito grande com confiança. Eu sempre fui de confiar de olhos fechados nas pessoas, até mesmo em pessoas que havia acabado de conhecer. E sempre ficava mal quando me decepcionava com as pessoas por isso. Eu tenho plena consciência de que o erro era inteiramente meu de confiar demais. Mas, mesmo assim, eu sempre ficava muito mal com isso. Embora doloroso, isso foi muito construtivo pra mim, pois, finalmente me fez compreender que confiança é algo que se conquista, não que deve ser entregue de bandeja a qualquer um. Tá bom, confesso, não compreendi isso nada bem. Mas hoje, posso dizer que ao menos sofro menos.

Bom, de uns tempos pra cá, depois da minha maré de falta de confiança, estranhamente eu passei a confiar muito em pessoas que antes eu jamais imaginaria. E posso dizer com total certeza que encontrei nelas um poço de confiança e até mesmo, de amizade. É bem estranho confiar em pessoas que antes eram grandes exemplos de desconfiança pra você. Mas hoje, como acontece comigo, eu me sinto bem assim. Um ponto bem chocante é a confiança na amizade. Parece meio óbvio dizer que não existe amizade sem confiança. Mas quase ninguém fala do grau que uma amizade precisa. Bom, eu falo com total clareza que sempre preciso de 100% de confiança nas minhas amizades. Se forem 99%, eu já fico bolada. Até porque, confiança também significa segurança. E é muito melhor poder ter total segurança em alguém.

Tem sempre aquela questão: dar ou não dar um voto de confiança pra alguém. Isso é beeem tenso. Se damos um voto de confiança e a pessoa volta a cometer o erro, como fica? E se a pessoa continuar insistindo no erro? Como faz? É tenso eu sei, tenso demais. Mas, pelo menos eu, tenho pensado bastante nos motivos que você tem para dar, ou negar um voto de confiança. E siim, eu sempre levo pro lado pessoal. Se a pessoa pede, se arrepende de verdade, eu acho que não há porque não confiar se ela quer mudar. Agora, se ela insisti em errar, tente em outro lugar. [íh, rimou :)]. Quem sabe você não está confiando nas pessoas erradas. Aconteceu comigo, pode acontecer com você.

Outra coisa tensa é a perda de confiança. Por que perder a confiança em alguém? Por que eu parei de confiar em você? Geralmente tem um motivo. E grande parte das vezes não é por um motivo fútil. Por mais que as vezes a pessoa faça outra parar de confiar nela por uma coisa boba, isso não foi bobo pra quem perdeu a confiança. Tome cuidado. Você pode não perceber, mas as vezes seus atos podem fazer alguém parar de confiar em você. Portanto, cuidado, as vezes você pode perder uma grande amizade por falta de confiança. Ou então, fazer surgir uma linda amizade por causa de uma enorme confiança.

Hey, eu confio em você?

Um comentário:

  1. aaain ficou liindo .ísso é a maior verdade , eu sou mt assim . ´
    vcê ja é uma poeta o/
    beijos :D

    ResponderExcluir