terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ontem, hoje, amanhã ou depois?

Hoje o mundo cobra muito da gente. Eu quero isso?



A sociedade cada vez nos impõe mais coisas. Antes, se você não tivesse um curso técnico você não tinha emprego garantido. Depois, se você não tivesse um curso técnico e um curso superior. Depois, se não tivesse técnico, superior e mestrado. Agora, eles te exigem além de tudo um doutorado. Você estuda que nem um troço, vira uma máquina pra ter um salário melhor. Ou como muitos dizem: "Para ter um FUTURO!".
Primeiramente, gostaria de exclarecer que todo aquele que não morrer hoje terá um futuro. Claro, todo mundo que viver até amanhã terá futuro. O futuro não é amanhã? Então, adianta você viver em função de algo que você não sabe se vai acontecer?
É óbvio que temos que estudar e se preocupar com o futuro. Não dá pra você ligar o botão do Carpe diem no máximo e sair por ai fazendo o que der na telha. Mas também, se você ficar a vida toda enfiado nos livros, quando finalmente, lá pelos 60 anos, puder "viver", você vai preferir ficar em casa esperando o jornal.
Meu professor de matemática, nerd de carteirinha, diz que estuda/trabalha 7 dias na semana. Pode acreditar, ele disse que só foi fazer algo de férias mesmo nos últimos 3 dias de recesso. Ele defende que daqui a um tempo ele vai poder "curtir a vida". Como assim??? Quando tiver uns 70 anos? Quando for se preocupar com a artroze? Quando a catarata não deixar ele exergar um palmo a frente do nariz? Bom, é nessa hora que ele vai curtir a vida. Eu já cansei de discutir isso.
Engraçado é que quando você pergunta pra alguém se ela quer viver em função do passado ou do presente, a resposta na maior parte das vezes vai te dizer coisas como: "Quem vive de passado é museu" ou então "o que passou está enterrado". Ai você pergunta sobre o futuro e todos vêm cheios de sonhos e tals. Mas cadê aqueles sonhos que você tinha pra agora? Pra hoje?
Quando eu estava na oitava série, eu sonhava em ir estudar na Fiocruz. Mas também sonhava com zilhões de coisas. Eu ia continuar na dança, com o italiano, e ia por em prática todos os meus projetos. Era perfeito, eu teria tudo para um futuro brilhante e ainda assim poderia realizar meus sonhos. Mas toda escolha, tem suas consequências. E essas consequências? Você está disposto a elas? Eu não estava. Meu maior sonho se tornou meu maior pesadelo. Estudar me obrigaria a largar a dança, o italiano e meus projetos. Eu até poderia volar atrás, mas tem escolhas que não tem volta.
O que eu posso perder se eu adiar tudo pro "meu futuro"? O que eu posso ganhar?
Eu não sei. Mas pra que arriscar? Pra que largar tudo se eu posso me dedicar um pouco ao futuro e viver o presente?

Eu escolho o agora!!! Eu quero hoje. Eu quero chorar hoje, sorrir hoje. Quero vibrar de felicidade e me esvair em lágrimas. Mas tudo hoje. Quero poder escolher passar um dia atoa em casa para descançar [como hoje]. Quero passar um dia comendo chocolate e não entrar na rotina de café e livros. Quero viver.

Eu escolhi o hoje. O agora. Eu posso não estar aqui amanhã. E você? O que vai escolher?

Um comentário:

  1. Realmente. Eu falo disso também no meu post recente lá do meu blog.
    QUERO DESCANSAR DA VIDA!
    Em falar nisso... adorei a música do Vida de Insetos, HAUAHAUA.

    ResponderExcluir