domingo, 17 de outubro de 2010

THE END


É impressionante como o ser humano tende a se desesperar com o fim.


Eu estava lendo a série do Percy Jackson. Quem me conhece sabe com eu tava maluca já pra ler de qualquer jeito, toda hora. Como diria minha irmã, eu não leio, eu devoro o livro em no máximo 3 dias. E quem me conhece, sabe também como sou fascinada por séries de livros, enfim..
.
Eu tinha acabado o quarto livro fazia séculos, mas o quinto não tinha lançado. Aii quando ele finalmente lançou eu tava no meio das provas e resolvi esperar - porque se não eu ia comprar e ia ler tudo e não ia estudar. No tão esperado dia das crianças eu finalmente ganhei o último [sim por causa de um antigo acordo (jurado sobre o Rio Estinge /HAHAHA, sacanagem. Me empolguei!) com o meu pai eu ganho presente]. Mas o meu medo de acabar de ler o último livro da série me consumia tanto que eu simplesmente parava. Eu cheguei nos 5 últimos capítulos e simplesmente parei. E em meio ao meu conflito entre continuar lendo ou parar - com medo de acabar mais rápido -, eu me peguei pensando no quanto o fim de qualquer coisa é tenso.

Não sei se isso é coisa do ser humano, da sociedade ocidental [tá bom, eu aiinda tô meio que no livro, mas já já passa], ou sei lá, das pessoas que eu convivo [revolt], mas qualquer fim ou perda, abala muito as pessoas [eu percebi isso, não reclamem!]. Você chora no fim de um filme. Quando acaba o chocolate, você fica triste. No fim daquela novela chata você fica com gostinho de quero mais. A gente chora quando alguém morre. E eu me deprimo com o final de um livro [NORMAL!!!]. Não sei.. acho que o fim sempre nos assusta. Até porque, dã, é o fim. ACABOU. Simples assim. E nós nos apegamos de tal maneira as coisas, que temos medo de perde-las [e eu inclusive].
Mas aii eu fico pensando, sempre dizem que "o fim é a possibilidade de um novo começo". Maaas, como eu vou começar algo que acabou? Tá eu posso tomar outro Toddynho quando um acaba, posso ler outro livro quando esse acabar, posso ver ooutra novela quando essa acabar. Mas nem tudo eu posso ter de novo. Meu livro não será o mesmo. Meu movimento não será mais o mesmo. Okay okay, mas calma. O fim não necessariamente tem que ser ruim. Tem coisas que é bom que acabe. Tipo, a escola [a minha em particular]. O ano de vestibular. Brócolis.. Enfim..
No final das contas, acho que todo esse medo de acabar e a saudade quando acaba é só o receio de que tudo que foi bom seja esquecido. E ai é que tá a grande verdade. Mesmo que você ache que esqueceu, o que foi realmente bom, o coração não esquece.

E minha série acabou.. mas enquanto eu souber ler - e/ou minha mãe não me matar por estar fazendo uma verdadeira biblioteca dentro de casa -, eu sempre posso começar outra ..

-E mamãe que me perdoe, mas eu já tenho outras em vista... XD




. Para os interessados, adoro livros de presente. E eu recomendo ler Percy Jackson. O final é lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário